Já pensou em poupar espaço das imagens de CDs do seus emuladores favoritos?
O formato CHD é um formato de compressão sem perdas desenvolvido originalmente para MAME, para o conteúdo do disco rígido de certas máquinas de fliperama. Desde então, tem sido usado em vários outros emuladores como meio de armazenar dados de jogos em CD-ROM. Para jogos baseados em CD, ele compacta o conteúdo de uma imagem de disco (arquivos .cue + .bin) em um único arquivo .chd. (RetroPie)
👉 É possível compactar também arquivos do formato GDI para o formato CHD.
👉 Caso você tenha um disco no formato ISO, o PowerISO possui uma ferramenta de conversão para CUE/BIN (Ferramentas - Converter), para que você possa compactá-lo no formato CHD. Você encontra o PowerISO na sessão de Ferramentas e Utilitários.
Os consoles compatíveis com este formato são: NEC Turbografx CD, Panasonic 3DO, Sega CD, Sega Dreamcast, Sega Saturn, Sony PlayStation 1, entre outros.
Afim de comparação de tamanho, vamos avaliar o jogo "Driver - You Are the Wheelman (USA)" do Sony PlayStation 1. No formato bin/cue, o seu tamanho é de 747,030,480 bytes. No formato PBP (máximo de compressão) é de 517,187,964 bytes. Já no formato CHD é de 465,566,193 bytes. Isso quer dizer que, o formato CHD é 38% menor que o formato bin/cue e 10% menor que o formato PBP.
👉 Ou seja, você vai conseguir adicionar mais jogos que no formato original, permitindo que você curta os seus jogos favoritos sem precisar ficar removendo ou trocando a todo momento. Não é super bacana? 😁
Para rodá-lo, basta extrair o conteúdo do arquivo abaixo no diretório que contenha os arquivos no formato bin/cue executando o arquivo "CUE or GDI to CHD.bat". Aguarde o procedimento de conversão concluir e proceda com testes no seu dispositivo.
👉 Sempre faça um backup dos seus jogos e testê-os antes de excluir o arquivo original, tá legal?
Agora que você viu como é fácil, não deixe de garantir essa oportunidade. Segue o link para download...
Nenhum comentário:
Postar um comentário