Você conhece alguém que passa horas e horas jogando videogame? Independente da sua idade, se você é um apaixonado por games, sabe como eles estão cada vez mais tecnológicos, com gráficos sofisticados e histórias mais envolventes. Mas você já se perguntou como que os videogames evoluíram tão rapidamente? Então vem comigo que vou te contar um pouquinho desta jornada...
O início da jornada...
A primeira teoria data de 1962, com Slug Russel, Wayne Witanen e Martin Graetz, estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que criaram o SpaceWar, um jogo de batalha espacial que rodava apenas nos computadores DEC PDP-1.
Contudo outros historiadores dizem que o primeiro registro dos jogos foi quatro anos antes, em 1958, quando o físico Willy Higinbotham criou um joguinho de tênis mostrado em um osciloscópio (um instrumento de medida de sinais elétricos que apresenta gráficos bidimensionais) e processando por um computador analógico.
Em 1968 surgiram os primeiros videogames contactados na televisão, onde Ralph Baer criou o Brown Box, um aparelho que transmitia jogos eletrônicos. Ele foi apenas um protótipo que rodava alguns jogos, mas nunca veio a ser comercializado.
Depois das modificações no Brown Box, a Magnavox criou o Odissey, e tornou-se o primeiro console a ser vendido nos EUA e ficou famoso na época pelo Pong. No Brasil, ele ficou famoso como Telejogo e só foi comercializado no final dos anos 70.
O Início de uma Era de Ouro
O início da era de ouro foi marcada pelo Atari 2600, que até hoje é considerado um clássico item de colecionador. O Atari 2600 surgiu em 1978, projetado por Nolan Bushnell. O Atari 2600 foi um sucesso de vendas no Brasil por volta de 1983.
A próxima geração dos videogames foi marcada pela Nintendo e Sega, sendo sucessora de alguns jogos mais amados de todos os tempos, como Mario Bros e Sonic.
Na geração seguinte, que é datado na década de 90, somos deparados com um avanço tecnológico estrondoso na indústria de games graças ao lançamento do PlayStation. Assim, a moda acabou se popularizando e consolidando a marca como nenhuma outra conseguiu antes.
Desde então, a Sony e posteriormente a Microsoft, tem se modernizado, investindo em tecnologia de ponta, na qualidade técnica e na gráfica dos seus lançamentos, deixando qualquer um de queixo caído.
Se você é apaixonado por games, não pode deixar de conferir alguns modelos da lista abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário